Telefonia 4G

A telefonia 4G já está chegando ao país e com isso muitas dúvidas sobre seu funcionamento, faixa de frequência, preços e velocidades vão surgindo. Aqui no Brasil, a faixa de frequência de 2,5 gigahertz foi selecionada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para permitir a transmissão de dados sem fio em alta velocidade. O leilão também engloba a licitação da faixa de 450 MHz para a oferta de serviços de voz e dados em áreas rurais.

A 4G estará baseada totalmente em IP sendo um sistema de sistemas e uma rede de redes, alcançando a convergência entre as redes de cabo e sem fio assim como computadores, dispositivos eletrônicos e tecnologias da informação para prover velocidades de acesso entre 100 Mbps em movimento e 5 Gbps em repouso, mantendo uma qualidade de serviço (QoS) de ponta a ponta (ponto-a-ponto) de alta segurança para permitir oferecer serviços de qualquer tipo, a qualquer momento e em qualquer lugar.

Na América do Norte as operadoras utilizam a frequência de 700 MHz e 2100 MHz. No Brasil, essas frequências são ocupadas pela TV Analógica e por redes 3G. Essa incompatibilidade não afeta apenas o Brasil, mas sim toda a Europa, Austrália, China e Japão.

LTE 700 MHz (Canal 52 ao 69 do UHF – TV analógica)

A faixa 700MHz que é hoje destinada à televisão aberta e que será extinta em 2016, poderia ser utilizada pois, os canais que seriam afetados são pouco utilizados, no UHF estaria ainda disponíveis vários canais do canal 13 ao canal 51.

O governo brasileiro está tentando fazer o leilão da faixa 2,5 gigahertz (GHz) onde a cobertura seria muito menor e mais cara porque precisaria de muito mais antenas e os celulares e tablets vindos dos Estados Unidos(EUA) e Europa não funcionarão aqui, à exemplo do Apple iPad 3 LTE que só funciona em 700MHz. Fabricantes como a Qualcomm líder em tecnologia 4G recomendam o uso do espectro de 700MHz na América latina.

Liberar os canais de 52 ao 69 em UHF (TV aberta analógica) traria o 4G a um custo menor pois:

  • Aparelhos como o iPad poderiam ser importados dos EUA e Europa.
  • Custo menor para aumento da cobertura já que a frequência 700MHz tem um alcance até 4 vezes maior que o 2,5GHz.
  • Tudo isso reflete num custo menor tanto da tarifa quanto dos aparelhos smartphones e tablets como o iPad 3.

Tipos de 4G

LTELTE (Long Term Evolution):  é um padrão de redes de comunicação móveis que se encontra em fase de adaptação por parte dos operadores que utilizam tecnologias GSM como 3G/W-CDMA e HSPA e também pelos operadores de CDMA. Esta nova tecnologia de rádio permite velocidades de 100(109)Mb/s de downlink e 50Mb/s de uplink (taxas máximas).

WimaxWimax: O funcionamento das redes WiMAX é semelhante ao das redes Wi-Fi, mas com um alcance muito maior. A implementação atual do WiMAX pode transferir dados em até 40 Mbit/s, mas com as próximas atualizações pretende chegar à marca de 1 Gbit/s. O protocolo, que tem sido apelidado de “Wi-Fi com esteroides”, pode oferecer uma maneira barata de levar a conexão de banda larga a lugares distantes, como propriedades rurais. Isso acontece porque a tecnologia possui uma área de cobertura muito maior, como a dos celulares, e dispensa o investimento em infraestrutura capaz de levar cabos até as casas dos clientes.

TD_LTETD-LTE (Time Division Duplex Long Term Evolution):  Ele oferece o uso assimétrico de espectro não pareado. Aloca canais separados para sinais de entrada e saída, emulando transmissão full-duplex através de um link de comunicação half-duplex. As bandas de frequência utilizadas pela TD-LTE são 3,4 – 3.6 GHz na Austrália e no Reino Unido, 2,57 – 2.62 GHz nos EUA e China, 2,545 – 2.575 GHz no Japão, 2.3 – 2.4GHz na Índia e Austrália. A tecnologia suporta largura do canal escalável, entre 1,4 e 20MHz. A faixa típica é de até 200 metros (660 pés) dentro de casa em um link de freqüência 2,57-2.62GHz rádio.

Prováveis Preços do 4G

A Sky com o 4G TD-LTE está oferecendo a Internet 4G para Brasília com duas opções de velocidade. A primeira é de 2 Mbps [megabit por segundo] e a segunda opção de 4 Mbps. A de 2 Mbps tem o valor de R$79,90, já a de 4 Mbps que , claro, é a mais veloz, custa R$ 99,90.

As Diferenças de Tecnologia

Esse post foi publicado em Notícias e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s