Tecnologias em CFTV – As Diferenças de um DVR, NVR, HVR e Placa de Captura Geovision

Hoje em dia o monitoramento por circuito fechado de câmeras está em moda devido a muitos fatores, como normas de segurança no ambiente de trabalho e suas  EPIs, segurança residencial e comercial ou monitoramento de funcionários entre outros. Para cada caso e bolso existem soluções efetivas. Então vamos conhecer elas.

Geovision

GeovisionAs placas GeoVision são voltadas à segurança eletrônica através de uma  instalação da placa de captura num slot pci da placa-mãe de um PC. Hoje em dia apenas o preço compensa, pois suas contra-indicações são muitas, como ela estar em um PC onde o usuário provavelmente vai usar o PC para outras finalidades, seu gasto energético, possibilidade de vírus e perda de dados com o mau manuseio de outros aplicativos no PC.

DVR

DVRDVR (Digital Video Recorder) é o sistema responsável por gerenciar e armazenar as imagens das câmeras com sinal analógico. Geralmente os DVRs possuem entrada para 4, 8 ou 16 câmeras, porém é possível encontrar no mercado alguns modelos com capacidades diferentes. Os DVRs podem ser standalone ou base PC. Os DVRs standalone são fabricados em uma única placa que concentra digitalizadores, processadores, memória, etc. Geralmente são sistemas mais simples, mas que podem atender perfeitamente a necessidade do cliente. Os DVRs standalone possuem sistema operacional baseado em Linux e na maioria dos casos o sistema operacional está armazenado numa memória flash deixando assim os discos (HDs) exclusivos para a gravação das imagens. A maior vantagem dos DVRs Standalone está no tamanho reduzido e menor preço. Os DVRs base PC ou padrão industrial são montados nos mesmos moldes de um PC industrial, onde cada placa tem uma função específica, além de utilizar alguns componentes comuns aos PCs, como memória RAM, processador, placa de vídeo, fonte, etc. Os DVRs profissionais utilizam sistema operacional baseado em Linux armazenado numa memória flash chamada DOM (Disk On Module). A maior vantagem dos DVRs base PC está na capacidade de processamento que permite gerenciar imagens com taxa de frames mais alta. O sistema Multicam com “Vídeo-Motion Detection technology”, grava somente objetos em movimento de janelas marcadas na tela de cada câmera. Estes registros são digitalizados, capturados com datas e hora, comprimidos e guardados no Hard Disk (HD) de um micro como arquivos para posterior observação. Com isto não se grava mais o tempo todo como os Time Lapse de sistemas de CFTV convencionais. O sistema permite ao usuário visualizar suas instalações de qualquer ponto do Globo de um laptop ou micro comum, via telefone (modem a modem), rede Lan ou Internet (tudo com senhas de acesso).

NVR

NVR

NVR (Network Video Recorder) é o sistema responsável por gerenciar e armazenar as imagens provenientes das câmeras com comunicação pela rede TCP/IP ou simplesmente câmeras IP. O NVR pode ser um software que deverá ser instalado num PC com uma licença Windows ou um conjunto de hardware + software que rodará sobre uma plataforma Linux. Existem NVRs com capacidade para gerenciar e armazenar imagens de 4, 8, 16, 32 e 64 câmeras, também temos alguns softwares que não tem limite de câmeras, porém esse limite está mais relacionado ao hardware do que ao software. Um gravador de vídeo em rede (NVR) é um programa de software que grava vídeos em um formato digital para uma unidade de disco, USB flash drive , cartão de memória SD ou outros meios de armazenamento em massa. Um NVR não contém nenhum hardware de captura de vídeo dedicada. No entanto, o software é geralmente executado em um dispositivo dedicado, geralmente com um sistema operacional embarcado . Gravadores de vídeo em rede são distintos de gravadores de vídeo digital , como a sua entrada é a partir de uma rede, em vez de uma conexão direta com a captura de vídeo ou placa sintonizadora . O vídeo em um DVR é codificado e processado no DVR, enquanto o vídeo em um NVR é codificada e processada para a câmera, em seguida, transmitidos para o NVR para armazenamento ou visualização remota.

HVR

HVRO HVR (Hybrid Vídeo Recorder) é um sistema (software + hardware) capaz de gerenciar e armazenar as imagens das câmeras com sinal analógico e das câmeras IP simultaneamente. Imaginem uma situação onde um cliente já possui um sistema de CFTV com 20 câmeras de sinal analógico, mas ele precisa aumentar o número de câmeras para 30, porém esse cliente gostaria que essas novas câmeras fossem com alta resolução (HD) e consequentemente câmeras IP. A grande maioria dos HVRs possui capacidade para gerenciar e armazenar as imagens de 16 câmeras no máximo, independente de serem com sinal analógico ou IP. Você pode ter um HVR com 15 câmeras de sinal analógico e uma câmera IP, ou vice e versa. Sem dúvida alguma, os NVRs são a grande sensação do momento, além de gerenciar as câmeras IP, gravar imagens em alta resolução e gerenciar 4 vezes mais câmeras que um DVR, eles incorporam cada vez mais recursos que vão desde módulos de gerenciamento e gerador de relatórios, sistemas para leitura e reconhecimento de placas de veículos até complexos sistemas de análise de vídeo.

Fontes: Task Blog, Wikipedia, ProTecnos

Esse post foi publicado em CFTV e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s