Anatel, Operadoras de Telefonia e a Política

“ A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgou nesta quarta-feira (12) números que apontam que a TIM continua líder em número de reclamações de clientes, mesmo após a medida cautelar que suspendeu a venda de chips da empresa, além de Claro e Oi, em julho.” (Notícia do portal G1 Econômia do dia 12/02/2013)

E aí me pergunto quando vai acabar essa farra?

Piada

 

Duvido que exista algum usuário que já não tenha tido problemas com essas operadoras. Essas multas e suspensão de venda de chips são paliativos. Se eu ou você deixarmos de pagar uma conta, temos nosso nome listado no SPC e Serasa e você não existe mais. Temos um dos serviços mais caros do mundo e na contramão um 3G de péssima qualidade.

 

“ As operadoras com melhor média de taxa download com internet 3G são, nesta ordem: Vivo (724 kbps), Claro (421 kbps), Oi Brasil Telecom (429,6 kbps), Oi Telemar (368,7 kbps) e Tim (363,6 kbps). O sistema do Simet diferencia a Oi em duas operadoras, pois a companhia assumiu as operações da Telemar (região Sudeste, Nordeste e Norte) e da Brasil Telecom (região Sul, Centro-Oeste e parte da região Norte). O cálculo de média foi feito com base nos dados fornecidos pelo Cerpro, que monitorou redes móveis entre junho e dezembro de 2012.“ (  Notícia do portal Uol Tecnologia do dia 06/02/2013)

Tabela Resumo Sobre Tecnologias Móveis

Tabela Mobile

Logo no começo do 3G no Brasil fui assinante da Vivo num plano de 2.4Mbps e a velocidade real em 90% das vezes não chegava a 400Kbps. Na indignação com o serviço achei lá no contrato em letras bem discretas que a empresa garantia apenas 10% da velocidade contratada. Isso mesmo gente, 10%, ou seja, criaram a regra para as operadoras sem sabermos de nada e tudo isso legalmente feito por debaixo dos panos pelos nossos políticos, nossos representantes. Em tom de deboche numa das lojas da Vivo aqui em Porto Alegre cheguei a argumentar que eu teria o direito de pagar 10% da conta se não tivesse dinheiro no fim do mês.

“A rigor, as operadoras não descumprem a legislação estabelecida pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) por oferecerem menos que o contratado. Segundo a entidade reguladora, as empresas devem oferecer no mínimo 20% da banda contratada. Em 2013, a taxa mínima de download subirá para 30% e, em 2014, vai para 40%.” 

Mas tudo isso pra dizer que os políticos não estão nem aí para nós. Se quero comprar uma placa-mãe de melhor qualidade, uma memória ou uma placa de vídeo para meus testes ou pesquisas, o governo me incentiva com mais de 60% de impostos nesses produtos que são importados.

Agora estão nos preparando para o 4G, onde o dinheiro vai rolar fácil nos leilões da Anatel e enfim vamos ter uma velocidade de … 3G!

Esse post foi publicado em Opinião e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s