NFC Está Chegando ao Brasil

NFCNFC ou Near Field Communication surgiu com o objetivo de simplificar para os usuários a utilização de conexões sem fio, como Wi-Fi ou Blutooth. Cada vez mais fabricantes apostam no padrão NFC para ser usada em sistemas de pagamentos móveis e funcionalidades. Para que o dispositivo funcione corretamente, ambos os aparelhos que quiserem se comunicar tem que possuir um chip NFC.

Em português, NFC significa “comunicação de campo próximo” e é um padrão de conexão que permite que dois aparelhos (não necessariamente celulares) comuniquem-se em um espaço muito pequeno – algo próximo dos dois centímetros. Essa tecnologia é semelhante ao RFID, que é usado em cartões de transporte ou supermercados, e existe desde 2004, só que sua implementação em celulares começou a pouco tempo, quando o Android começou a aceitar esta ferramenta em seus smartphones.

Mas como se usa isso? Bem como o campo de conexão entre ambos os aparelhos é muito pequeno, nos smartphones o NFC funciona como ponte para outro tipo de conexão, seja ele Blutooth ou Wi-Fi. Por exemplo, se você tem um LG Optimus 4X HD e o encosta em outro 4X HD uma conexão Blutooth é estabelecida sem necessidade de senha. A “senha” é o próprio contato entre ambas as partes.

Atualmente, o NFC é conhecido principalmente por ser usado em sistemas de pagamento móvel, nos quais o celular substitui o cartão de crédito. Porém aqui no Brasil ainda não temos compatibilidade com a tecnologia, mas os primeiros serviços de pagamento móvel com NFC já estão a caminho com as parcerias a seguir:

TIM: Itaú
VIVO: Bradesco
CLARO: Bradesco

A Visa encontrou um meio de queimar uma barreira para a oferta de pagamentos móveis e atrair instituições financeiras a utilizar sua solução. Por meio de acordo com o fabricante de aparelhos Samsung, novos celulares já serão habilitados para receberem a opção de pagamento e irão conter um elemento de segurança da Visa, como se fosse um cartão embutido, caso o consumidor queira efetuar pagamentos no seu celular por proximidade, usando a tecnologia Near Field Communications (NFC), também conhecida como “contactless” (sem contato do plástico com a máquina).

Nos EUA a tecnologia é usada, também, para pagar passagens de ônibus, onde o usuário ao invés de aproximar o cartão na máquina, ele aproxima o celular e é efetuado o desconto de créditos de sua passagem.

Mas o NFC ganhou outras formas de uso, depois da estreia em dispositivos móveis ele conta com algumas funções alternativas que chegaram no mercado recentemente.

ENTRE CELULARES

O recurso Android Beam, presente em alguns celulares com Sistema Android, conecta rapidamente smartphones por meio de NFC. Com os aparelhos conectados, o Android Beam usa Bluetooth para enviar endereços web, mensagens e outros tipos de conteúdo. Uma versão aprimorada do Android Beam é o S Beam, criado pela Samsung e que usa Wi-Fi Direct para transmitir os dados.

ENTRE CELULARES E FONES DE OUVIDO

O NFC também está sendo testado para conectar smartphones a fones de ouvido Bluetooth. Após a conexão, o áudio é enviado para o fone de ouvido por meio de Bluetooth.

ENTRE CELULARES E CAIXAS DE SOM

Ao anunciar o Lumia 920, em setembro do ano passado, a Nokia também apresentou caixas de som compatíveis com o aparelho e com suporte a NFC. Para enviar áudio do celular para essas caixas, fabricadas pela JBL, basta encostar o aparelho na caixa de som.

ENTRE CELULARES E CÂMERAS

Durante a CES 2013, a Panasonic mostrou algumas câmeras com chip NFC. Por meio desse chip, elas podem ser facilmente conectadas a smartphones apenas aproximando os equipamentos.
Com a conexão estabelecida, o Wi-Fi entra em cena para transferir imagens e permitir o controle remoto da câmera a partir do smartphone.

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Por meio do NFC, celulares podem obter informações a partir de chips colados a qualquer objeto. Esses chips (chamados de NFC tags) são mais simples e não precisam de energia, funcionando basicamente como códigos de barra ou códigos QR. Em alguns países europeus e asiáticos, empresas de marketing usam chips NFC em cartazes publicitários para fornecer mais informações sobre um determinado produto.

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