Segurança no Android

Android PasswordMuitos usuários, ou a maioria não presta atenção em alguns cuidados na hora da compra de um smartphone ou  tablet. Geralmente o item segurança fica esquecido entre outros itens como recursos e acabamentos, sem contar o preço do aparelho. Nesse contexto o Android difere da Apple em dois aspectos: uma delas no que diz respeito a autorização para alguém publicar um aplicativo: no Android qualquer pessoa pode publicar um app, no iOS eles devem ser previamente autorizados. A segunda diferença está nas atualizações do sistema, onde o iOS você faz a atualização direto da Apple enquanto no Android as atualizações são realizadas quase sempre pelos fabricantes e operadoras, salvo raríssimas exceções. Ou seja, a maioria dos usuários de Android usa uma versão obsoleta do sistema. E aí vem o grande problema, as atualizações não trazem apenas melhorias de visual e recurso, mas trazem atualizações de segurança também ao usuário. Nos gráficos abaixo, baseados em acessos no Google Play se tem a noção de como o Android peca no aspecto atualizações do sistema.

A Distribuição Atual

O gráfico de pizza e a tabela a seguir é baseado no número de dispositivos Android que acessaram o Google Play dentro de um período de 14 dias que termina na data de coleta de dados indicados abaixo.

Versão

Codename

API

Distribuição

1,6

Donut

4

0,2%

2,1

Eclair

7

1,9%

2,2

Froyo

8

7,5%

2.3 – 2.3.2

Gingerbread

9

0,2%

2.3.3 – 2.3.7

Gingerbread

43,9%

3,1

Honeycomb

12

0,3%

3,2

Honeycomb

0,9%

4.0.3 – 4.0.4

Ice Cream Sandwich

15

28,6%

4,1

Jelly Bean

16

14,9%

4,2

Jelly Bean

1,6%

Os dados recolhidos durante um período de 14 dias encerrado em 04 de março de 2013

Distribuição Histórica

O gráfico seguinte fornece um histórico do número relativo de dispositivos ativos do Android rodando diferentes versões da plataforma Android. Ele também fornece uma perspectiva valiosa de quantos dispositivos o aplicativo é compatível com base na versão da plataforma.

Note-se que as versões da plataforma são empilhados em cima uns dos outros com a versão mais antiga ativa na parte superior. Este formato indica o percentual total de dispositivos ativos que são compatíveis com uma determinada versão do Android. Por exemplo, se você desenvolver seu aplicativo para a versão que está no topo do gráfico, em seguida, o aplicativo é compatível com 100% de dispositivos ativos (e todas as versões futuras), porque todas as APIs Android são compatíveis para a frente. Ou, se a sua aplicação para o desenvolvimento de uma versão inferior do gráfico, em seguida, é atualmente compatível com a percentagem de dispositivos indicados no eixo-y, em que a linha desta versão encontra o eixo y à direita.

Cada conjunto de dados na linha do tempo é baseado no número de dispositivos Android que acessaram Google Play dentro de um período de 14 dias que termina na data indicada no eixo-x.

Conjunto de dados históricos da última coleta durante um período de 14 dias encerrado em 01 de março de 2013

Tamanhos de Tela e Densidades

Esta seção apresenta dados sobre o número relativo de dispositivos ativos que têm uma configuração de tela em particular, definidos por uma combinação do tamanho da tela e da densidade. Para simplificar a maneira que você cria as interfaces de usuário para configurações de tela diferentes, o Android divide a gama de tamanhos de tela reais e densidades em:

  • Um conjunto de quatro generalizadas tamanhos :pequeno , normal, , grande e extra grande
  • Um conjunto de quatro generalizadas densidades : ldpi(baixo), MDPI (médio), HDPI (alto), e xhdpi (extra alta)

Para informações sobre como você pode suportar múltiplas configurações de tela em seu aplicativo, consulte Apoio Ecrãs Múltiplos .

Nota: Esta informação é baseada no número de dispositivos Android que acessaram o Google Play dentro de um período de 7 dias que termina na data de coleta de dados indicados abaixo.

Os dados coletados durante um período de 7 dias encerrado em 1 de outubro de 2012

Abrir Versão GL

Esta seção fornece dados sobre o número relativo de dispositivos ativos que suportam uma determinada versão de OpenGL ES. Note-se que o suporte para uma versão específica do OpenGL ES implica também suporte para qualquer versão inferior (por exemplo, suporte para a versão 2.0 também implica o suporte para 1.1).

Para declarar qual versão do OpenGL ES sua aplicação requer, você deve usar o android: glEsVersion atributo do <uses-feature> elemento. Você também pode usar o <supports-gl-texture> elemento para declarar os formatos de compressão GL que seu aplicativo usa.

Nota: Esta informação é baseada no número de dispositivos Android que acessaram Google Play dentro de um período de 7 dias que termina na data de coleta de dados indicados abaixo.

ldpi

MDPI

HDPI

xhdpi

pequeno

1,7%

1,0%

normal

0,4%

11%

50,1%

25,1%

grande

0,1%

2,4%

3,6%

XLarge

4,6%

 

Versão OpenGL ES

Distribuição

1.1 somente

9,2%

2.0 & 1.1

90,8%

Os dados coletados durante um período de 7 dias encerrado em 1 de outubro de 2012

Fonte: Developer Android

Esse post foi publicado em Android. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s