A Famosa Moeda Virtual e Criptografada BITCOIN

bitcoin-logo-1000_0Já a algum tempo venho acompanhando as notícias sobre essa moeda virtual e decidi que vou entrar na brincadeira. Lendo aqui e ali, pude ter uma noção básica do funcionamento do sistema. O próximo passo seria me cadastrar numa empresa financeira autorizada, escolhi por indicação a Mercado Bitcoin . Fiz o cadastro e vou começar com um depósito baixo apenas pra ver como funciona a coisa. Abaixo algumas coisas interessantes a se saber sobre o Bitcoin:

Como surgiu?

Bitcoin é uma das mais famosas criptomoedas (moeda cujas operações são protegidas com criptografia) e surgiu em 2009. O código principal foi desenvolvido por um homem chamado Satoshi Nakamoto, que recebeu contribuições de diversos programadores. Há outras modelos similares como Litecoin e Mastercoin.

A moeda virtual bitcoin propõe um novo modelo econômico sem governos ou instituições financeiras. Todas as transações são feitas de usuário para usuário. Criada por um homem chamado Satoshi Nakamoto, a “moeda da internet”, como é chamada por alguns, tem um funcionamento complexo baseado em um conjunto de regras, no qual os usuários são “responsáveis” pela regulação do dinheiro eletrônico.

Assim como a Bolsa de Valores, todas as transações feitas envolvendo bitcoins são centralizadas em empresas financeiras autorizadas a operar com a moeda. Existem diversas companhias operando com bitcoins no país, mas a mais conhecida entre elas é a Mercado Bitcoin .

O que é minerar moedas?

Para ser válida, toda transação com bitcoins deve ser publicada em uma página chamada “block chain” (cadeia de blocos). Minerar é “emprestar” a capacidade de processamento do computador para manter essa infraestrutura funcionando. Como “grafiticação”, o dono da máquina ganha uma pequena fração de bitcoins (quanto mais potente a máquina, maior a recompensa). 

Quais as vantagens?

É possível enviar dinheiro para qualquer pessoa do mundo pela internet, o que pode facilitar as transações (inclusive ilegais). Em vez de receber em moeda estrangeira ou via pagamento de cartão de crédito, tudo pode ser feito por uma moeda “global”. As taxas de transferências entre bitcoins são baixas (podendo ser nulas).

Quais as desvantagens?

A moeda é volátil, o que faz com que seu valor varie bastante. Qualquer movimento no mercado de bitcoins (uma grande compra ou grande venda) pode afetar significativamente sua cotação. Um bitcoin pode valer US$ 1.000 em um dia e cair para US$ 300 no dia seguinte.

Como posso usar bitcoin?

images

O bitcoin pode ser usado para comprar via internet produtos ou serviços. Para realizar a operação, as duas partes devem informar seus endereços (“identidades”) e confirmar a transação (via programa de computador ou aplicativo para smartphone). Não há estorno, e o processo pode levar alguns minutos.

Como funcionam os caixas eletrônicos de bitcoin?

Os caixas eletrônicos de bitcoin permitem comprar moedas virtuais ou vender bitcoins para o operador da máquina. Nesse último caso, a empresa inclui uma pequena taxa e emite notas para a pessoa em moeda local.

Ter uma carteira bitcoin é pré-requisito para essa operação.

A criação do Bitcoin tem limite?

O protocolo gerador de bitcoins está previsto para gerar 21 milhões unidades da moeda até 2140. Depois disso, a recompensa da mineração virá apenas das taxas de operação.

Fonte: UOL Tecnologia, Tecmundo

Esse post foi publicado em Dicas, Notícias, Opinião, Tecnologia da Informação e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s