Tipos de Licenciamento Microsoft

O post hoje é sobre um problema que tive com a compra de uma licença Microsoft Windows 7 para um cliente e que pretendo compartilhar para esclarecer as  dúvidas. No meu caso foi tentar entender a diferença de uma licença OEM e OEI.

As licenças OEM se tratam de licenças disponibilizadas para grandes fabricantes.
Já as licenças OEI se tratam de licenças para serem vendidas através de distribuidores , porém são “popularmente” chamadas também de OEM, tendo em vista que são as mesmas licenças, porém destinadas a mercados diferentes.
Nenhum distribuidor AUTORIZADO distribui OEM, mesmo as chamando de OEM, pois a Microsoft já disponibiliza a licença correta para os clientes.

Uma licença de um produto de software oferece ao usuário o direito legal de executar ou acessar um programa de software.

O acordo de licenciamento rege o uso do programa licenciado de software. Um acordo de licenciamento permite que o software seja executado em um número limitado de computadores, autorizando a execução de cópias apenas para fins de backup.

A Microsoft dispõe de vários programas de licenciamento, cada um deles projetado para atender a diferentes necessidades de licenciamento.

Tipos de Licenciamento

É o software pré-instalado em computadores recém-adquiridos (ex.: sistema operacional Windows XP) Tanto o sistema operacional como alguns produtos de software aplicativo estão disponíveis através do canal OEM.

O FPP se refere a produtos licenciados em caixas que podem ser adquiridos nas lojas do varejo ou em qualquer revendedor de software. O FPP foi concebido para vendas de baixos volumes de produtos. A partir de cinco PCs é mais vantajoso migrar para uma solução de licenciamento em volume.

Open License* é um programa de licenciamento em volume destinado a empresas que pretendem adquirir cinco licenças ou mais de um determinado título de software. As empresas que participam do Open License podem acessar suas informações de licenciamento através do site seguro Microsoft eOpen.

Open Business – modalidade que oferece aos clientes melhor preço melhor que aquele praticado no varejo, adquirindo cinco ou mais licenças. Através do Open Business, as empresas podem combinar qualquer conjunto de produtos Microsoft para se qualificar ao mínimo de cinco licenças.

Open Volume – modalidade de licenciamento que permite uma economia potencial maior para as empresas, desde que o pedido inicial de um ou mais grupos de produtos seja em maior quantidade (aplicativos, sistemas, servidores).

Open Value – permite que as empresas mantenham seu software sempre atualizado através do programa Software Assurance (AS), dividindo o pagamento do licenciamento em parcelas anuais a partir de um pedido inicial de cinco ou mais licenças. Se a empresa optar pela alternativa de âmbito corporativo, a economia será ainda maior.

O Select License* é um programa de licenciamento em volume concebido para empresas que tenham 250 ou mais PCs, e que podem prever e programar a aquisição de suas licenças de software por um período de três anos. Com o Select License os clientes recebem um nível de preço de volume para cada grupo de produtos selecionados (aplicativos, sistemas ou servidores), com base em uma estimativa de três anos.

Enterprise Agreement* é um programa de licenciamento em volume destinado a organizações que tenham 250 ou mais PCs e que pretendem padronizar determinados produtos pagando por eles preços especiais. Há três tipos de Enterprise Agreements:

Enterprise Agreement é provavelmente a melhor alternativa para empresas com 250 ou mais computadores desktop que pretendem padronizar sua plataforma em um ou mais Produtos da Plataforma Corporativa Microsoft [Office Professional, Windows Professional atualização e Core CALs (Client Access License)] a partir de um acordo de três anos.

Enterprise Subscription Agreement destina-se a clientes corporativos com 250 ou mais computadores desktop que preferem licenciar produtos Microsoft mediante uma assinatura. O Enterprise Subscription Agreement permite que as organizações padronizem sua plataforma em um ou mais Produtos da Plataforma Corporativa Microsoft através de um acordo de três anos.

Licenciamento Acadêmico

As instituições acadêmicas podem se qualificar para um dos programas de licenciamento acadêmico Microsoft. Os produtos acadêmicos estão disponíveis através dos canais de Varejo e de Licenciamento em Volume e podem ser adquiridos por clientes que cumprirem os requisitos necessários ao preço acadêmico.

  • Requisitos de elegibilidade
  • Mais informações sobre os Programas de Licenciamento Acadêmico

Programa Open License Governamental

O Programa Open License Governamental oferece preços especiais de licenciamento em volume para órgãos governamentais de pequeno e médio porte. É uma opção de licenciamento ideal para aquelas organizações públicas que precisam adquirir quantidades menores de licenças e estão em busca de um modelo de licenciamento simples e flexível.

Definimos “Organização Governamental” como qualquer órgão, secretaria ou entidade federal estadual ou municipal assim caracterizada por estatuto. Para adquirir produtos dentro da modalidade Open License Governamental, a organização deverá cumprir os requisitos necessários.

Programa Open License Filantrópico

O Programa Microsoft Open License Filantrópico permite que entidades sem fins lucrativos adquiram várias licenças de software (ao invés de múltiplas caixas de software) a preços reduzidos. Para se qualificar ao Programa Open License para entidades filantrópicas , a organização precisa estar registrada com esta característica. As informações relativas ao Licenciamento Open para entidades filantrópicas são específicas à política adotada nos Estados Unidos.

* Os programas Microsoft de Licenciamento em Volume não oferecem licenças Full para os sistemas operacionais Microsoft. As licenças Full dos sistemas operacionais Microsoft só estão disponíveis em forma de software pré-instalado em novos PCs, ou através da compra de FPPs (Full Packaged Products) no varejo.

Licenças OEM se tratam de licenças disponibilizadas para grandes fabricantes;
Licenças OEI se tratam de licenças para ser vendidas através de distribuidores (A que seria entregue ao senhor), porém é “popularmente” chamadas também de OEM, tendo em vista que são as mesmas licenças, porém destinadas a mercados diferentes.
Nenhum distribuidor AUTORIZADO distribui OEM, mesmo as chamando de OEM, pois a Microsoft já disponibiliza a licença correta para os clientes.

Fonte: Microsoft Licenciamento

Esse post foi publicado em Dicas, Microsoft, Softwares e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s