2016, O ano das novidades de verdade nas Placas Gráficas?

Mais um ano chegando e quais seriam as grandes novidades na área gráfica mesmo? Seria a realidade virtual enfim decolando no mundo dos games e aplicativos? Seriam resoluções acima dos 4K? Novas arquiteturas da nVidia e AMD?

A Realidade Virtual

VirtualAlguns dispositivos já estão no mercado como o Oculus Rift e o HTC Vive, mas com exigências enormes em termos de placas de vídeo, como a NVIDIA GTX 970 ou AMD R9 290.

Para início de conversa, temos que considerar que o Rift e o Vive, são aparelhos com dois displays (um para cada olho) com resolução de 1080×1200 cada um, o que significa que a placa tem que dar conta de duas tarefas simultaneamente. Isso exige muito poder de processamento, bem como uma grande quantidade de memória RAM.

No ano passado, por exemplo, a AMD atualizou sua arquitetura Graphics Core Next para um novo patamar com a linha Fury. Ela trouxe uma nova tecnologia de memória (o HBM) e apostou em uma placa com sistema de refrigeração a líquido.

Resolução 4K ou Superior

Conforme declaração recente de Raja Koduri, vice-presidente sênior e arquiteto-chefe do Radeon Technologies Group, os planos da AMD para os próximos anos implicam na capacidade de dar suporte para jogos e aplicativos que possam funcionar com a resolução 16K (que representa incríveis 15.360 × 8.640 pixels).

Novos Transistores

A AMD acena com a Polaris , uma arquitetura que vai contar com componentes FinFET (transistores de efeito de campo de porta dupla) de 14 nanômetros. Como isso solucionará o problema de desempenho? Bom, atualmente, a AMD usa chips com litografia de 28 nanômetros. Então, considerando apenas o avanço no processo, já teríamos chips com a metade do tamanho ou chip de mesmo tamanho com o dobro de componentes.

AMD

A NVIDIA, por outro lado, vem escondendo o jogo. Até agora, quanto às informações oficias, nós apenas sabemos que a nova arquitetura da empresa vai se chamar Pascal e que a companhia também vai apostar no salto para a tecnologia de FinFETs.

Conforme o que a companhia revelou na CES 2016, o processo de fabricação escolhido para sua nova leva de placa de vídeo é de 16 nanômetros. É um salto realmente impressionante da atual tecnologia de 28 nm que temos nas placas Maxwell.

nVidia

As Memórias

A grande sacada para conseguir suprir a demanda de processamento através de performance é primordial, porém de nada adianta evoluir o processador sem adicionar módulos de memória que sejam capaz de trabalhar em nível de igualdade.

Aqui, novamente, a AMD parece estar adiantada. A fabricante dos chips Radeon foi a  pioneira com a tecnologia, participando no desenvolvimento do padrão e também na implementação da tecnologia nas placas da série Fury.

E, conforme divulgamos a informação em primeira mão, as placas de vídeo Polaris vão trazer já o padrão HBM2. Na prática, de acordo com a documentação oficial do JEDEC, isso significa que teremos o dobro de largura de banda de memória, alcançado até 1 TB/s de transferência.

HBM

Como podemos ver, as duas fabricantes parecem estar se munindo para um novo round. A AMD já tem tudo bem traçado e já divulgou muita coisa, mas ainda guarda seu produto a sete chaves. A NVIDIA, por outro lado, não fala sobre o assunto, mas já vem trabalhando faz muito tempo no Pascal, o que significa que teremos uma grande surpresa por aí.

Quando teremos os novos componentes? Bom, de acordo com o mapa de lançamentos publicado no site TechFrag, os chips Pascal devem pintar já em abril. As novas GPUs Radeon ainda não tem data definida, mas a AMD tem planos de lançar lá por julho ou agosto.

Fonte: Tecmundo

Esse post foi publicado em Hardwares, Notícias, Opinião e marcado , . Guardar link permanente.

Uma resposta para 2016, O ano das novidades de verdade nas Placas Gráficas?

  1. Pingback: Afinal, o que são as memórias RAM HBM2? |

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s